Crítica: Premiado em Cannes, ‘Linha de passe’ traz retrato sensível da periferia

boy | 11:33 | 0 comentários


Filme de Walter Salles e Daniela Thomas estréia nesta sexta-feira (5).
Trama traz mãe que cria quatro filhos sozinha, entre os sonhos e a pobreza.
Depois de ser premiado no Festival de Cannes deste ano, o filme brasileiro “Linha de passe”, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, chega aos cinemas do país nesta sexta-feira (5).
Na filmografia de Walter Salles, as viagens sempre tiveram lugar cativo. Em filmes como “Central do Brasil”, “Diários de motocicleta” e “Terra estrangeira” (em que começou sua parceria com Daniela Thomas), os personagens mudavam à medida que avançavam na estrada.

Já no novo longa-metragem, Salles mantém os pés fincados no chão, e a viagem dos personagens é interna, mas não por isso menor. Com belíssimas atuações, o filme traz uma visão sensível da vida na periferia de São Paulo e revela a angustiante convivência entre pobreza e sonhos dentro de uma mesma casa.
Uma família, muitos sonhos

A trama é centrada em Cleuza (interpretada por Sandra Corveloni, ganhadora da Palma de Ouro de melhor atriz), uma empregada doméstica que cria sozinha seus quatro filhos e carrega mais um na barriga.

“Eu sou pai e mãe de vocês”, diz Cleuza aos garotos, que buscam formas de melhorar a vida da família, seja por meios do bem ou do mal. A sensibilidade dos diretores está justamente na recusa em retratar os cinco personagens como vítimas ou como seres perfeitos.

Dario, vivido por Vinícius de Oliveira, que protagonizou “Central do Brasil” há dez anos, sonha ser jogador de futebol e esbanja talento no campo. Porém, ao completar 18 anos, o garoto vê suas chances se afastarem.

Já Denis (João Baldasserini) é motoboy; Dinho (José Geraldo Rodrigues) é evangélico e trabalha como frentista em um posto de gasolina; e o pequeno Reginaldo (Kaique Jesus Santos) deixa a escola de lado para vasculhar a cidade atrás do pai desconhecido.

Tanto os meninos quanto a mãe são movidos pela vontade de mudar de vida, mas por mais que queiram, sentem-se impotentes diante de condições sociais que os mantém onde estão, invisíveis aos olhos dos ricos.

A beleza do filme está em mostrar que, apesar de tudo, vemos na tela uma família feliz, onde o amor e a esperança brilham mais forte que a pobreza. O efeito é imediato: um nó na garganta, que permanece ao fim da sessão.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários