Filme 'Anjos e demônios' inspira roteiros de turismo em Roma
Passeio de cinco horas leva às principais locações do blockbuster.
Com o recente lançamento do blockbuster "Anjos e demônios", muitas empresas de turismo de Roma têm investido em roteiros baseados no filme estrelado por Tom Hanks. Mesmo quem não é fã de Dan Brown, autor do livro que inspirou o filme, pode se impressionar com as locações da produção e fica curioso para conhecer os principais pontos da aventura do simbologista Robert Langdon.
Uma rápida busca na internet leva a algo chamado "O tour oficial de 'Anjos e demônios' em Roma", um passeio de cinco horas por Roma que mostra os principais locais apontados na trama.
Para aqueles que não leram o livro nem assistiram ao filme, aí vai um ligeiro resumo: o simbologista de Harvard Robert Langdon (Hanks), o mesmo de "O código Da Vinci), une-se a uma bela cientista, Vittoria Vetra (interpretada pela israelense Ayelet Zurer), para desvendar o mistério por trás do sequestro de um grupo de cardeais. Para isso, eles estudam uma conspiração centenária contra a Igreja Católica e tentam salvar o Vaticano da destruição.
Mas, para muitos espectadores, a polêmica em torno da trama não é o principal. São as locações do filme, nas ruas e monumentos de Roma, que se destacam e tornam a história ainda mais emocionante. Assim, em "Anjos e demônios", o cenário acaba se tornando um personagem, e não apenas um pano-de-fundo para uma aventura.
Programação turística
O roteiro tenta recriar essa sensação de caça ao tesouro e talvez forneça algumas informações históricas verídicas junto. Os grupos têm cerca de vinte turistas e são procurados principalmente por americanos de meia-idade e italianos.
No início do passeio, o guia distribuiu um exemplar do Caminho da Iluminação, referido na trama, e um mapa de Roma copiado do livro de Dan Brown.
A programação começou na escadaria de pedra da igreja Santa Maria del Popolo, de 500 anos de idade, um grupo de turistas se amontoava ao redor do guia, formando um pequeno círculo. "Aproximem-se", disse o guia. O grupo chegou ainda mais perto.
"Vamos fazer silêncio lá dentro", advertiu o guia, segurando uma cópia gasta do livro "Anjos e demônios", de Dan Brown. Enquanto falava, o guia guardou o livro em sua bolsa. "O padre daqui não gosta da gente. E, por favor, não fotografem com flash os mapas do Caminho da Iluminação."
Em seguida, o grupo visitou a Capela Chigi, projetada por Rafael e adornada por obras do escultor Gian Lorenzo Bernini, no século 17. Entre elas está uma escultura em forma de pirâmide, forma que tem um papel importante no livro.
Daquele ponto, um ônibus levou o grupo ao Vaticano. O guia explicou elementos místicos da ficção - terra, ar, fogo e água - e contou histórias sombre o imperador romano Nero e a execução de São Pedro.
Em seguida, o grupo visitou a igreja Santa Maria della Vittoria, Panteão, Piazza Navona e Castel Sant'Angelo. O que se vê são monumentos e obras de arte mais impressionantes que qualquer ficção.
Category: anjos, ANJOS E DEMONIOS, ANJOS E DEMÔNIOS, News, roma
0 comentários