'O artista' espera um final feliz hollywoodiano na noite do Oscar

SMK | 08:50 | 0 comentários


Longa foi indicado para prêmio de filme, diretor, roteiro, ator e outros.

É a primeira vez que um filme francês recebe tantas indicações.

O filme francês "O artista", o grande favorito da 84º cerimônia de entrega do Oscar no domingo, em Los Angeles, espera coroar sua lua de mel com Hollywood sendo agraciado com a estatueta de melhor filme diante a fina flor do cinema americano, um feito inédito para um filme não-anglo-saxão.

Após declarar o seu amor por Hollywood, o filme mudo e em preto e branco de Michel Hazanavicius espera colecionar algumas premiações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que indicou o filme em dez categorias, logo atrás de "A invenção de Hugo Cabret" de Martin Scorsese, citado onze vezes. "O artista" foi indicado para melhor filme, diretor, roteiro, ator principal (Jean Dujardin), atriz coadjuvante (Bérénice Bejo), trilha sonora, edição, fotografia, figurino e direção de arte.



É a primeira vez que um filme francês recebe tantas indicações. E, caso "O artista" ganhe a estatueta de melhor filme, será a primeira vez na história do Oscar, que sempre concedeu o prêmio mais cobiçado da noite a obras anglo-saxônicas.

O Oscar coroa a temporada de prêmios cinematográficos nos Estados Unidos e no mundo, largamente dominado até agora pelo "O artista", laureado com três Golden Globes, sete Baftas (Grã-Bretanha), um Goya (Espanha) e vários prêmios profissionais americanos, além das 5 indicações no Spirit Awards do cinema independente, que aconetecerá no sábado.

Pelo Oscar de melhor filme, "O artista" enfrenta filmes americanos de peso: "Cavalo de guerra" de Steven Spielberg, "A invenção de Hugo Cabret" de Martin Scorsese, "Meia-noite em Paris" de Woody Allen, "A árvore da vida" de Terrence Malick, além de "Tão perto e tão forte", "Moneyball - O homem que mudou o jogo", "Os descendentes" e "Histórias cruzadas".

Durante uma noite que contará com um fantástico número de acrobatas do Cirque du Soleil, foram convidados para abrir os envelopes personalidades como Ben Stiller, Bradley Cooper, Penelope Cruz, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Tom Cruise, Tom Hanks e Jennifer Lopez.

Quanto aos atores, Jean Dujardin, muito bem quisto por Hollywood, não terá uma missão fácil: vai competir com George Clooney e Brad Pitt. No lado feminino, Meryl Streep pode transformar em estatueta a sua 17ª indicação - um recorde em todas as categorias - por interpretar Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro", a menos que Glenn Close, que nunca foi premiada, leve a melhor por seu papel em "Albert Nobbs". Viola Davis, o rosto principal do filme "Histórias cruzadas", também é uma séria candidata.

O Oscar para os atores coadjuvantes devem ir para o veterano canadense Christopher Plummer, de "Toda forma de amor", e Octavia Spencer, por "Histórias cruzadas", os dois atores ganharam todos os prêmios de inverno em Hollywood.

Quanto ao Oscar de melhor filme estrangeiro, todos os presságios antecipam uma vitória do filme "A separação", sucesso internacional sem precedentes para um filme iraniano, já premiado em todo o mundo. Depois de Eddie Murphy - que não quis apresentar o Oscar depois que o produtor Brett Ratner foi rejeitado pela Academia por causa de comentários homofóbicos -, é o veterano Billy Crystal que vai estar no controle da noite, na esperança de apagar da memória a cerimônia maçante de 2011.

Já o teatro que recebe a cerimônia foi rebatizado após o desastre da retirada no último minuto do patrocinador Kodak, por caso da falência. Agora não é mais o "Kodak Theatre", e sim "Hollywood and Highland Center", o nome do centro comercial adjacente.

France Presse

Category: , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários