Festival de Veneza começa nesta quarta

boy | 11:27 | 0 comentários


Novo filme dos irmãos Coen abre mostra, um dos mais importantes termômetros do Oscar.
Brasil participa com filme de Zé do Caixão e “A erva do rato”, com Selton Mello e Negrini


Começa nesta quarta-feira (27) a 65ª edição do Festival de Veneza, um dos eventos mais importantes do calendário do cinema mundial, que serve como plataforma de lançamento para a temporada do Oscar.
Sendo assim, nada mais apropriado que abrir a festa com o filme “Burn after reading”, dirigido pelos irmãos Ethan e Joel Coen, ganhadores da última premiação da Academia por “Onde os fracos não têm vez”. O novo trabalho da dupla é uma comédia de humor negro estrelada por Brad Pitt, George Clooney e John Malkovitch, que confirmaram presença no evento italiano.

Mas isso é só o começo, já que a mostra, a mais antiga do mundo, traz 21 longas-metragens inéditos na disputa pelo Leão de Ouro, prêmio máximo do festival, além de outros tantos lançamentos fora de competição.

Entre os candidatos ao Leão de Ouro estão o americano Darren Aronofsky, o japonês Hayao Miyasaki, de “A viagem de Chihiro”, e o mexicano Guillermo Arriaga, roteirista de “Amores brutos” e “Babel”, que agora estréia como diretor.

Também participam do evento, que acontece até dia 6 de setembro, longas de veteranos como Takeshi Kitano e Barbet Schroeder.


Mostra competitiva

Destaque da mostra, Arriaga apresenta “The burning plain”, estrelado por Charlize Theron e Kim Basinger, que narra quatro histórias entrelaçadas de tragédias familiares (leia entrevista com o diretor). Ainda entre os filmes americanos na competição, está "Rachel getting married", dirigido pelo premiado com o Oscar Jonathan Demme e estrelando Anne Hathaway.


Também há o drama “The wrestler”, de Aronofsky, com Mickey Rourke, Marisa Tomei e Evan Rachel Wood, que conta a trajetória de um lutador aposentado em busca de uma retomada

Já Kathryn Bigelow dirige o drama sobre o Iraque "The hurt locker", um ano depois de "Redacted", de Brian de Palma, chocar o público de Veneza com sua reconstrução brutal de fatos reais da guerra.


Entre os três concorrentes japoneses há o vencedor do Oscar Hayao Miyasaki, que mostra mais uma animação, “Ponyo by cliff on the sea”. Com uma história de amizade entre um menino e uma sereia, a produção já lidera as bilheterias no Japão com US$ 90 milhões acumulados. Outra animação japonesa em competição é "The Sky Crawlers", de Mamoru Oshii.


Brasil em Veneza


O Brasil não tem representante concorrendo ao prêmio principal, mas fará presença por meio de várias atrações, como “Encarnação do demônio”, de José Mojica Marins, "A erva do rato", de Julio Bressane e Rosa Dias, "Plastic city", de Yu Lik-wai, co-produção Brasil-China-Japão, "Puisque nous sommes nés", de Jean-Pierre Duret e Andréa Santana, co-produção com a França, e "Do visível ao invisível", curta co-produzido com o português Manoel de Oliveira.
O cineasta cult José Mojica Marins, o Zé do Caixão, vai apresentar na mostra Horizontes, fora de competição, seu mais novo longa, que fecha a trilogia de terror nacional.


"A erva do rato", de Bressane , é uma adaptação de dois contos de Machado de Assis e tem apenas dois personagens, interpretados por Selton Mello e Alessandra Negrini.


Homenagens

A 65ª edição do evento, cujo júri é presidido por Wim Wenders, fará homenagem ao cineasta egípcio Youssef Chahine, morto recentemente, e dará um Leão de Ouro ao diretor italiano Ermanno Olmi, de 76 anos, pelo conjunto da obra.


Outros destaques do festival incluem a estréia da atriz Natalie Portman como diretora, que abre a mostra de curtas-metragens, e um programa dedicado ao veterano Manoel de Oliveira, que completa cem anos de idade em 2008.


Confira abaixo a lista completa dos filmes em competição:


- "The wrestler", de Darren Aronofsky (EUA)
- "The burning plain", de Guillermo Arriaga (EUA)
- "Il papa di Giovanna", de Pupi Avati (Itália)
- "BirdWatchers", de Marco Bechis (Itália)
- "L'autre", de Patrick Mario Bernard e Pierre Trividic (França)
- "Hurt locker", de Kathryn Bigelow (EUA)
- "Il seme della discordia", de Pappi Corsicato (Itália)
- "Rachel getting married", de Jonathan Demme (EUA)
- "Teza", de Haile Gerima (Etiópia/Alemanha/França)
- "Paper soldier", de Aleksey German Jr. (Rússia)
- "Süt", de Semith Kaplanoglu (Turquia/França/Alemanha)
- "Achilles and the tortoise", de Takeshi Kitano (Japão)
- "Ponyo by cliff on the sea", de Hayao Miyazaki (Japão)
- "Vegas: based on a true story", de Amir Naderi (EUA)
- "The sky crawlers", de Oshii Mamoru (Japão)
- "Un giorno perfetto", de Ferzan Ozpetek (Itália)
- "Jerichow", de Christian Petzold (Alemanha)
- "Inju, la bête dans l'ombre", de Barbet Schroeder (França)
- "Nuit de chien", de Werner Schroeter (França/Alemanha/Portugal)
- "Inland", de Tariq Teguia (Argélia/França)
- "Plastic city", de Yu Lik-wai (Brasil/China/Japão)

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários