Crítica: ‘Um homem bom’ revela o outro lado do nazismo

boy | 13:38 | 0 comentários

Longa-metragem estréia nesta quarta-feira (8) no Festival do Rio.
Viggo Mortensen estrela longa, dirigido pelo brasileiro Vicente Amorim.


Inicialmente, "Um homem bom" ("Good", no original), que estréia nesta quinta-feira (8) no Festival do Rio, parece um filme de época comum. Mas, aos poucos, o longa-metragem revela um olhar diferenciado sobre o nazismo, tão polêmico quanto corajoso.

Estrelada com brilho por Viggo Mortensen e dirigida pelo brasileiro Vicente Amorim, a produção britânica leva à tela uma discussão profunda (sobre como desejos individuais podem refletir na coletividade), sem no entanto cair em ritmo desacelerado ou afetado por academicismos.


Com uma atuação contida, mas que se faz presente em cada fotograma, Mortensen interpreta John Halder, um intelectual alemão dos anos 30. Ele é um homem decente que se divide entre as demandas familiares - uma esposa neurótica, uma mãe doente e dois filhos pequenos - e a literatura.


Mas depois que lança um livro sobre a eutanásia, em que evoca determinados valores humanos, Halder cai nas graças de figuras políticas da época e é elevado a queridinho do governo nazista. Seja por medo ou por vaidade, o protagonista escolhe o caminho da euforia nazista, que aqui, possivelmente pela primeira vez no cinema, é tratada de forma humana.A direção correta de Amorim não acrescenta muito em termos formais ao roteiro, mas conduz com elegância a trama, que propõe uma releitura da História (com "H" maiúsculo) a partir da perspectiva da história de um homem comum.


A atuação de Mortensen mereceria uma indicação ao Oscar, mas, certamente, a comunidade judaica da Academia não tem motivos para ver "Um homem bom" com bons olhos. É uma pena.


FESTIVAL DO RIO


'Um homem bom', de Vicente Amorim

Quarta (8): Odeon, 22h

Quinta (9): Espaço de cinema 2, 16h45 e 21h15

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários