Sem fidelidade ao mangá, adaptação de 'Dragon ball' estreia nesta quinta

Gospel Channel Edições | 15:52 | 0 comentários

'Dragonball: Evolution' é versão cinematográfica da história de Son Goku.
Filme tem produção executiva do autor Akira Toriyama.

Enquanto os fãs de “Watchmen” debatiam sobre os méritos e falhas da adaptação de Zack Snyder para a graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons, um grupo diferente e mais numeroso de leitores de quadrinhos estava olhando para outro filme com desconfiança: a versão cinematográfica do mangá “Dragon ball”.

Dessa vez não há nem a polêmica do longa ser uma adaptação “não-oficial”, como aconteceu com todas as adaptações das obras de Alan Moore: Akira Toriyama, criador do mangá, assina a produção executiva do longa estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (9).Só que os fãs do mangá e do animê (versão em animação) correm um grande risco de se decepcionar na hora de ver a história do herói Goku na tela.



É claro que esperar um filme de duas horas que compreendesse todo o universo da saga é impossível: o mangá tem 519 capítulos (que variam em quantidade de volumes dependendo da edição), e o animê chega a 444 episódios, juntando a primeira fase com a fase “Z”.

Ainda assim, o diretor James Wong foi longe na hora de transpor a história de Goku para as telas. Longe de ser o garoto com rabo de macaco inspirado no personagem Sun Wokong da lenda chinesa da “Jornada ao oeste”, o Goku (interpretado por Justin Chatwin) norte-americano é um garoto prestes a fazer 18 anos, que vive com o avô Gohan, sofre na mão dos colegas mauricinhos na escola e se apaixona pela colega Chi-Chi (Jamie Chung).

'Power Rangers'

O artifício de aproximar histórias fantásticas de inspiração oriental não é novo – a franquia “Power Rangers” já fazia isso, adaptando os “tokusatsu” (seriados em live action cheios de efeitos especiais em que guerreiros de roupa colante lutam contra monstros) para o ambiente colegial dos EUA.


Apesar de Goku já estar mais velho, os acontecimentos do filme são mais próximos da primeira fase do mangá, quando ele se junta à Bulma (Emmy Rossum) para tentar juntar as sete esferas do dragão e conseguir realizar um desejo. Mas eles vão ter que enfrentar o alienígena recém-desperto Piccolo (James Masters), que matou Gohan e também quer reunir os artefatos para poder reinar em toda a Terra. Para isso, vão contar com a ajuda de Mestre Kame (Chow Yun-Fat), que vai treinar Goku para participar de um torneio onde esperam encontrar as esferas e deter o fim do mundo.


Alguns dos elementos que fizeram a fama da obra de Toriyama, como o humor quase pastelão e os lutas dramáticas, são transpostas literalmente para o filme – mas o problema é que elas não funcionam tão bem com atores de carne e osso. Sem ser tão ferino quanto o original (o Mestre Kame das telas é bem menos tarado que sua contraparte desenhada, por exemplo), o humor perde boa parte da graça. Mesmo usando conceitos derivados diretamente do mangá, como o famoso golpe Kamehameha, as lutas perdem o tom épico original e caem no dramalhão.


O “Dragonball” de Wong acaba caindo na fórmula de filme sem graça cujo destino são as reprises dubladas na TV – claro, depois de faturar em cima de um dos quadrinhos mais vendidos do mundo. É chato constatar que o diretor, junto com o roteirista Bem Ramsey, desperdiçou a oportunidade de criar um “Homem-Aranha” oriental. Na dúvida, melhor ficar com o desenho, mais divertido e nada bobo.

Category: , , , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários