Filme grego vence mostra paralela em Cannes

Gospel Channel Edições | 16:13 | 0 comentários

'Dogtooth' foi considerada a melhor produção da sessão 'Un certain regard'.

Brasileiro 'À deriva', de Heitor Dhalia, não levou nenhum prêmio.

O grego “Dogtooth", do diretor Yorgos Lanthimos, foi anunciado como o grande vencedor da mostra “Un certain regard”, em Cannes, neste sábado (23). O filme brasileiro “À deriva”, de Heitor Dhalia, que também estava na competição, não levou nenhum prêmio.

Sessão paralela, "Un certain regard" ("um certo olhar") trouxe uma seleção de 20 filmes, que ficaram de fora da principal disputa pela Palma de Ouro.

"Dogtooth", cujo título original é "Kynodontas", conta a história de um casal que cria seus três filhos totalmente isolados do mundo, em uma casa cercada por muros. A única pessoa fora com quem eles mantém contato é Christina, uma mulher contratatda para satisfazer os desejos sexuais do filho homem, mas com quem a família acaba desenvolvendo um relacionamento de afeto.

Para evitar que os filhos mantenham contato externo, os pais eliminam todos os rótulos dos produtos industrializados que entram na casa, permitem apenas filmes caseiros na televisão e inventam outros significados para as palavras da língua - o longa é falado em grego.


Ainda dentro da mostra "Un certain regard", o prêmio do júri foi para o romeno “Politist, adjectiv”, de Corneliu Porumboiu.

Dois filmes ficaram empatados com o prêmio especial: o francês “Le père de mes enfants" da cineasta Mia Hansen-Love, e o iraniano “No one knows about persian cats”, do diretor Bahman Ghobadi.

Palma de ouro

Com os 20 filmes da mostra competitiva já exibidos, o júri do Festival de Cannes, presidido por Isabelle Huppert, fará neste domingo (24) o anúncio dos prêmios, para os quais são favoritos "Das weisse Band", do austríaco Michael Haneke, e "Un prophète", do francês Jacques Audiard.

A contundente aposta de Haneke na sobriedade e a portentosa evangelização criminosa de Audiard aproximam estes dois cineastas da perfeição cinematográfica (supostamente) necessária para se levar a Palma de Ouro.

Haneke enfrenta a faca de dois gumes de Isabelle Huppert ter sido sua musa em "A professora de piano" e "O tempo do lobo", e de ter ficado muitas vezes perto do principal prêmio de Cannes.

Audiard, por sua vez, tem contra si o fato de, no ano passado, um filme francês ter vencido a Palma de Ouro. Mas, mesmo se ganhar, qualquer acusação de patriotismo parecerá injusta, tanto pela qualidade do filme como pelas interpretações do estreante Tahar Rahim e do veterano Niels Arestrup.

Atrás na disputa, aparecem Jane Campion, com "Bright star", e Pedro Almodóvar, com "Los abrazos rotos". Ambos se aproximam com poderio estético da paixão. Mas a neo-zelandesa decide congelá-la em seu filme, enquanto o espanhol carrega na carga dramática.

Além disso, os dois longas trazem fortes interpretações femininas: a de Abbie Cornish, em seu papel de amante do poeta britânico John Keats, e a de Penélope Cruz, que já recebeu o prêmio por "Volver", em 2006.

Também concorrem o coreano Park Chan-wook, com sua crônica vampiresca "Thirst", o italiano Marco Bellocchio, com seu "Vincere", e o dinamarquês Lars von Trier, que causou escândalo e rachou a crítica por "Anticristo".

Por fora na corrida pela Palma de Ouro, correm "Looking for Eric", de Ken Loach e com Eric Cantona no elenco; a crônica social de Xavier Giannoli "A l'origine", e "The time that remains", do palestino Elia Suleiman.

Para definir o vencedor, a presidente do júri terá que chegar a um consenso com outras quatro atrizes - Robin Wright Penn, Asia Argento, Sharmila Tagore e Shu Qi-, três produtores - Nouri Bilge Ceylan, James Gray e Lee Chang Dong - e o escritor e roteirista britânico Hanif Kureishi.

Category: , , , ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários