'Ainda é difícil acreditar', diz diretor do novo 'Harry Potter'
Sexto filme da saga chegou aos cinemas na quarta-feira (15).
Se você conversar com fãs de Harry Potter de todo o mundo sobre os quatro diretores que já passaram pela franquia, é bem provável que vá escutar que cada um deles deu uma cara completamente diversa para os filmes do bruxinho e que as diferenças são evidentes.
Apesar de tantas mudanças, Hogwarts finalmente parece ter encontrado seu cineasta-mestre: David Yates, que dirigiu "Harry Potter e o enigma do príncipe", sexto filme da série, que chegou aos cinemas na quarta-feira (15).
Atualmente, Yates já está filmando a adaptação do último livro de Harry Potter, que será dividida em dois longas-metragens. Porém, ainda surpreende que Yates, um sujeito de fala tranquila, com experiência anterior quase limitada à TV britânica, tenha ocupado o posto.
Orgulhoso
Ao trazer seu próprio sentido de realismo - e ao incorporar as abordagens dos cineastas que o precederam, Chris Columbus, Alfonso Cuaron e Mike Newell - Yates se sentou de vez na cadeira de diretor de "Harry Potter" e rendeu à série suas melhores críticas.
"Para mim, ainda é uma surpresa, ainda é difícil acreditar", disse Yates em entrevista. "Estou muito feliz com o que estou realizando. Eu me divirto e tenho muito orgulho desse trabalho."
Antes de sua entrada no universo de Potter, Yates era conhecido por seu elogiado trabalho para a BBC, principalmente a minissérie "State of play", de 2003 (que recentemente foi adaptada para os cinemas com o astro Russell Crowe), o telefilme "Sex traffic", de 2004 (que foi premiado no BAFTA) e outro telefilme, "The girl in the cafe", exibido em 2005.
Envolvido com a franquia, ele aponta o terceiro filme, "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban", como o momento de mudança da franquia. Os dois primeiros foram comandados por Columbus (de "Esqueceram de mim"), que escalou os principais atores e criou grande parte do universo dos filmes, elementos que os sucessores herdaram.
Mas até aquele momento, "Harry Potter" era considerado infantil. Foi a partir da direção de Cuaron (de "E sua mãe também") que a série ganhou realismo e um tom mais sombrio.
De diretor em diretor
O produtor David Heyman, que trabalhou nos bastidores de todos os filmes de Harry Potter, conta que cada diretor teve a chance de dirigir o longa seguinte. Entretanto, muitos negaram o convite por causa do tempo de dedicação que blockbusters como esses necessitavam.
Quando os produtores estavam buscando um cineasta para cuidar do quinto filme, eles abordaram Yates levando em consideração sua experiência em produções televisivas. Eles também procuravam um diretor que fosse britânico, como conta David Barron.
"Eu fui o pior nos testes e entrevistas", lembra Yates. "No meio da conversa eu disse aos produtores: 'vou parar por aqui, não está funcionando, minha apresentação estão horrível. Foi um prazer conhecer vocês, adeus.' E fui embora."
Yates venceu a disputa pela vaga, apesar de ter decepcionado em sua apresentação. O protagonista Daniel Radcliffe, de 19 anos, brinca: "Não há nada dele que diga: sou o poderoso criador desse filme".
"Ele procura os momentos verdadeiros e a realidade das situações", diz Heyman. O produtor elogia Yates por seu talento e seu humor verdadeiro, diferente do estilo "torta na cara", que aparece no segundo filme da série.
Sua empolgação com as histórias de Harry Potter também contou para que David Yates se firmasse como principal diretor da saga. Heyman lembra que ele foi o único que disse sim ao ser convidado para continuar na franquia.
Yates e o elenco já estão na Inglaterra rodando os dois últimos filmes da série. A primeira parte de "Harry Potter e as relíquias da morte" será lançada em novembro de 2010, e Yates diz que optou por uma abordagem "tipo documentário". Já a segunda parte, que deve chegar aos cinemas em meados de 2011, terá um clima mais épico, afirma o diretor.
Yates reconhece que deixou sua marca nos filmes de Harry Potter que dirigiu , mas faz questão de dizer que ele é "apenas uma pequena parte de um aparato gigantesco". "Esses filmes são maiores do que qualquer um, maiores que o produtor, maiores que o roteirista", diz o diretor. "Mas estou totalmente tranquilo em relação a isso", completa.
Category: bastidores, David Yate, Harry Potter, Harry Potter e o enigma do príncipe
0 comentários